sábado, 15 de setembro de 2012

CUIDADO... NÃO FALE DEMAIS!!!!!!

Você já leu ou esteve em alguma palestra que tratou daquele livro de Tim LaHaye "Os Quatro Temperamentos"? Acho simplesmente abençoado o livro dele e os outros que vieram depois como o "Temperamentos Transformados" etc. Pois bem, há uns dois destes temperamentos ali retratados, que todos temos em maior ou menor grau, que devem estar atentos, vigilantes sobre aquilo que falam!!! Os/as Coléricos e  os/as Sanguíneos!!!
No auge da ira, os coléricos gritam as piores coisas, falam "as derradeiras", fazem um verdadeiro estrago na vida do alvo/alvos de sua raiva e ainda ficam remoendo aquilo por semanas ou até meses!!!
Já os sanguíneos, falam muito e por impulso! Ferem profundamente seus semelhantes principalmente os familiares, e nem se lembram direito do que falaram, daí a minutos!!! São destruidores inconsequentes!!!! 
Quero dizer aqui, que todos, todos nós podemos ter traços mais ou menos predominantes de cada um dos quatro tipos de temperamento; assim, todos nós, um dia pecamos por falar demais e machucar alguém que nos é muito amado!!!
O que fazer quanto a isso? O preço a pagar é a vigilância constante, sem tréguas!!!
Além disso, precisamos meditar na Palavra Santa. Ali estão orientações preciosas sobre o que fazer, quando a raiva e a impulsividade querem tomar as rédeas da nossa língua!!!
Como diz Tiago 3:6, a língua é fogo!!! Como as pessoas têm feito o mal através dela!
Em Eclesiastes 5:2-7 há advertências fortes e preciosas quanto ao quê e o quanto devemos falar!!! E não para por aí não! Mateus 12:36 e 37 diz claramente quais as consequências das palavras que o homem profere!!!! Misericórdia!
Desejo a todos nós, parcimônia e comedimento no falar, no trato com os irmãos, com os familiares, com o nosso próximo. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário