segunda-feira, 3 de setembro de 2012

UMA RECEITINHA SEM GLÚTEN!!!


Desde Março deste ano, estou numa nova "frente de trabalho": eliminar o glúten da minha alimentação! Descobrimos uma grave intolerância a essa proteína e graças a isto, minha vida tem mudado muito! Mas é uma verdadeira batalha não ingerir a danadinha!!!! O glúten se imiscuiu em quase, quase tudo que se compra pronto para comer... Resultado: ou se faz em casa ou se faz!!! Não saia de casa pensando em comprar qualquer coisinha pra matar a fome, no supermercado, na lanchonete, hmmm, meio difícil! A não ser um bom pão de queijo ou fruta, ou snacks de arroz, uh, você fica mesmo com fome...
Mas vamos à receita:

Tortinha de Abóbora Italianinha
Ingredientes:
3 abobrinhas lavadas, raladas no ralo de furo grosso;
3 ovos grandes batidos ligeiramente;
5 colheres (sopa) de azeite de oliva;
1/2 xícara de queijo minas, meia-cura, ralado;
Um pouco mais de queijo ralado para polvilhar a forma;
1 unidade pequena de cebola branca ralada;
1/2 colher (chá) de coentro em pó;
1 colher (sbmesa) de sal light;
1 colher (sopa) de talinhos de salsa bem picadinhos;
2 colheres (sopa) de amido de milho;
2 colheres (sopa) de flocos de arroz (Flocão, para cuscuz)
temperos a seu gosto, tipo pimenta verde picadinha, do reino, etc.
1 colher (sopa) de pó royal (não contém glúten!)

Modo de fazer:
Unte uma forma média com azeite e polvilhe queijo ralado; reserve.
Numa tigela firme, onde você ralou as abobrinhas, vá acrescentando os ingredientes pela ordem da receita e misturando com uma boa colher de bambu (eu uso uma...)
até ficar tudo bem agregado e uniforme.
Ligue o forno em 150 - 180°C; (se elétrico, só na inferior!)
Despeje tudo na forma já preparada e leve para assar por 25-30 minutos, até dourar.
Essa tortinha vai bem com o almoço, ou para compor um lanchinho.
Bom proveito!!! Gostosa fica!!!
Eu fiz e todos aprovaram lá na casa dos meus pais!


Esta foto, não é da MINHA tortinha; porque ela fica mais verdinha do que esta; mas é bem semelhante no aspecto final!!!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário