sábado, 3 de agosto de 2013

Um Almoço Marroquino...

Comecei a prepará-lo na Sexta-feira. Por sugestão de um amigo querido! Almôndegas ao Molho "Tagine" com Cuscuz de Arroz e Salada de Pepinos.
Não tenho uma tajine (a panela) mas tenho uma wok que serviu direitinho para a finalidade.
Na receita original, a carne é de cordeiro. Não havendo, usei carne bovina mesmo. A que temos no freezer, já dividida em porções de 500g mais ou menos. Tirei a porção congelada e coloquei o saquinho plástico numa vasilha com água por volta do meio dia. À noitinha, já estava toda descongelada e o sangue da carne todo depositado no fundo da embalagem. Fiz uns furinhos e deixei que ele fosse saindo até acabar-se todo; não, não tolero sangue mesmo. Nisso sou uma judia muito purista. Feito isto, procedi ao tempero. Sal, alho, pimenta moída na hora, uma pitadinha de cominho, páprica picante, aceto balsâmico, green salt, e 'unas cositas más'!!! Mexi e remexi bastante com uma colher de bambu; deixei descansar neste tempero até umas 11 da noite.
Então, ralei uma cebola branca média e acrescentei à carne; juntei 2 colheres (sp, cheias) de FSG (farinha sem glúten) e 1 ovo grande. Mexi bastante com a referida colher,até que a carne estivesse bem trabalhada e então, calcei umas luvas 'culinárias' e fiz as almôndegas. Fui colocando-as num tabuleiro.

Daí, vesti a fôrma num saco plástico forte, vedei bem, torci as pontas e fixei no lugar com Durex para não passar o cheiro do tempero pra dentro do freezer, onde as almôndegas passaram a noite e ficaram até à hora de irem pra panela. Realmente vedou e o cheiro não se espalhou!

Chegou então o momento de levá-las ao fogo. Peguei a wok e coloquei uma quantidade de azeite suficiente para fritá-las. Deixei que cozinhassem na panela com uma tampa que não permitisse o vapor escapar, (mesmo princípio da tajine). Enquanto estavam ali preparei a massa do cuscuz. Eu uso o Flocão de Arroz Bonoarroz que encontro facilmente aqui onde moro e sempre o tenho na minha despensa.
  Usei uns 400g de flocos de arroz que coloquei numa bacia média, polvilhei uma colherinha de café de pimenta do reino moída com cominho e uma colher de sobremesa de sal. Mexi bem com um fouet e acrescentei mais ou menos uma xícara de água fria para hidratar. Mexi bastante e deixei repousando. Preparei o cuscuzeiro com metade de água na parte inferior. Reservei. Fui consultar o estado das almôndegas. Estavam lindas, bem douradinhas. Fritando já! Acrescentei um pouco de água bem no lado da wok e voltei a tampá-la. Preparei uma cebola bem grande e ralei como fiz na primeira vez. Usei este utensílio aqui: 
É o melhor que conheço para ralar cebolas! E o que mais sua imaginação quiser... Bom, ralada a cebola, eu a distribuí sobre as almôndegas e daí a uns cinco minutos acrescentei dois sachês de 340g de molho de tomate pronto. Use o de sua preferência. Retornei a tampa. Sempre em fogo médio agora. Deixei ferver bem, reguei com um bom fio de azeite, provei o tempero e o sabor, desliguei o fogo. Mantive a wok bem tampada. A seguir, peguei a massa do cuscuz, remexi com o fouet e despejei tudo no cuscuzeiro com cuidado, distribuindo por igual e sem tocar na massa quando estava já na vasilha. Apenas tampei e levei ao fogo por 20 minutos. Ficou perfeito! Enquanto cozinhava, descasquei meio pimentão verde e um tomate italiano. Retirei tudo que foi casca e semente e os cortei à Juliènne (ensino isto aqui no meu blog), para serem a guarnição do cuscuz. Como o cuscuz de arroz debulha muito facilmente, não o desenformei totalmente; apenas passei uma faca ao redor, entre o cuscuz e o cuscuzeiro; usando um pano de prato peguei pela armação que sobressai e coloquei num prato bonito de servir, guarnecendo depois com o pimentão verde e o tomate além de azeitonas pretas em rodelinhas.
Depois de tudo, reguei o cuscuz com uma generosa porção de azeite extra virgem, rico e cheiroso!
Hora de pegar uma tigela e colocar as almôndegas para irem à mesa. Foi o que fiz, com muito cuidado, porque estavam tão tenras que um movimento brusco as quebraria! Mas ficaram ótimas e deliciosas!!
A salada de pepinos foi feita pelo meu filho e por minha sugestão, foi temperada com alcaparras e pepininhos em conserva, além do suco de meio limão Tahiti.
Não pude dar muito palpite na salada, então ficou assim! Mas estava deliciosa! E não sobrou nada!
Humm... e para acompanhar fiz uma Harissa: pasta de pimentas, que ficou maravilhosa! Usei 7 tipos de pimentas e mais um bocado de especiarias. 
"Harissa é uma pasta picante oriunda da Tunísia e confeccionada à base de várias pimentas vermelhas e especiarias. Costuma acompanhar as refeições em todos os países de África do Norte (Argélia, Marrocos, Tunísia...), e mais especialmente o famoso couscous. Compra-se harissa vendida em frasquinhos nas lojas orientais, mas ainda fica melhor feita em casa."
Depois de ler isto, foi o que fiz!!! E olha o resultado:


Ficou uma maravilha de sabor, nunca imaginei que eu fosse conseguir! Essa pasta proporciona um ardor doce, intenso, um fogo suave no paladar que é puro deleite! Só fazendo e provando pra saber!!!
Então... essa foi a história do meu almoço marroquino deste Shabbat! Shalom, meus amores!!!


Algumas informações úteis: foram 24 almôndegas para 4 pessoas; ao todo fiz 38 mas ainda tenho no freezer 14 delas, cruas, congeladas. As receitas de harissa variam muito. Sugiro que você, caso queira fazer, pesquise na internet e então faça a sua receita. Foi o que fiz! Aqui no blog dou a minha receita de Green Salt, caso você se interesse; ensino o corte de legumes à Juliènne; mostro o que é um fouet. Há décadas, só utilizo azeite de oliva no que preparo. Quando muito, junto um pouquinho de outros óleos vegetais ao azeite extra virgem. Mas isso vai do gosto de cada pessoa. E há muito mais aqui pra você garimpar e aproveitar! Ah, sim... a família de minha avó materna tinha raízes no Marrocos... talvez por isto, tudo tenha dado tão certinho... rsss...
Beijinhos e aproveitem a vida com sabedoria!

Nenhum comentário:

Postar um comentário